Pular para o conteúdo principal

A GERAÇÃO BELGA ELIMINA A GERAÇÃO BRASILEIRA


A seleção está fora da copa, como bons brasileiros vamos procurar nossos culpados, ou vamos argumentar que não ligamos para futebol. Mas o certo é que temos uma ligação forte com essa seleção, e apesar dos 5 títulos mundias, colecionamos eliminações em copa. E nessas eliminações criamos os culpados, desde de Barbosa em 1950, passando por Zico em 1986, Alemão em 1990, Ronaldo em 1998 até chegar ao 7x1. Tirando a ultima, nenhuma foi grande demérito, pois não tínhamos o melhor futebol, ou perdemos com dignidade. 

Hoje perdemos para a ótima seleção belga e para seu ótimo técnico, que montou seu time especialmente para enfrentar o brasil, jogando com três zagueiros, jogando com um centroavante fazendo dupla função. O primeiro tempo, chegamos a ter chances, porém, como levamos um gol na falha de Fernandinho (candidato a Barbosa) e de Gabriel Jesus (que sentiu o peso da Copa do Mundo)  nos abrimos ao ataque. Em um contra-ataque tomamos o segundo, um golaço de craque De Bruyne, depois de uma grande jogada de Lukaku. 

O desespero da Seleção fez com que o time se lançasse ainda mais ao ataque, deixando Lukaku nas costas de Marcelo e Hazard jogando em cima de Fagner. Com a péssima cobertura de Fernandinho e ausência de cobertura por parte de Paulinho, nossa zaga ficou muito exposta. Porém, não tomamos mais gols.

No segundo tempo, Tite faz algumas alterações, porém errou o tempo, primeiro não tirou Gabriel Jesus de primeira, optou por tirar William colocando Firmino, deslocando o camisa 9 para a Ponta direita e deixando Firmino no centro. Apenas com 15 minutos. é que ele corrige essa alteração colocando Douglas Costa, que assumiu a Ponta direita e se tornou o melhor jogador em campo. Em sua ultima alteração Tite tirou o inoperante Paulinho e colocou Renato Augusto. que deu mais peso ao meio campo, e fez o gol do Brasil. 

Tivemos chance de empatar, porém o preciosismo e falta de pontaria não nos deixaram empatar, ao mesmo tempo que poderiamos tomar mais gols, se não fosse a segura partida feita por nossa zaga, mesmo desprotegida e tendo que se virar com as subidas dos laterais. 

O erros de Tite estão na insistência em alguns jogadores como Paulinho e Gabriel Jesus, porém em minha opinião, o sistema de jogo não favorece esses dois jogadores, visto que Tite jogava com dois volantes mais fixos e liberava Paulinho, Coutinho e Neymar faziam as pontas e Gabriel Jesus era o centroavante. No esquema adotado pouco antes da Copa, o Brasil passou a Jogar com apenas um volante e Paulinho passou a fazer a função de segundo volante, Coutinho foi recuado para o meio e William assumiu a Ponta direita. Com isso Paulinho ficou sem função, pois não marca bem, nem infiltra muito nessa posição. Ou seja, é um jogador a menos, não por sua qualidade, mas por que não se encaixa no estilo de jogo.

Tite que deve ficar com técnico, tem que aprender com o erros, e pensar em um novo modelo, se adequando aos jogadores que tem a disposição. Ano que vem temos a Copa América aqui no Brasil, vamos ver o que nos espera. Até lá, vamos aproveitar o resto da copa e olho nessa Bélgica, podemos ter um novo campeão mundial. 

Foto: Gazeta do Povo



CEZAR SILVA




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AMANHÃ NA COPA: 28/06

Ultimo dia da primeira fase da copa do mundo tem duelo pela primeira posição do grupo G, Inglaterra X Bélgica. Os Ingleses tem a vantagem do empate, graças a goleada aplicada no Panamá. Panamá esse que já eliminado, recebe a Tunísia no jogo da honra do Grupo G.  No grupo h a conversa é outra, três seleções disputam as duas vagas, Japão, Senegal e Colômbia chegam com chances. O Japão, primeiro do grupo, enfrenta a Polônia (já elimninada), precisando de um empate para se classificar sem depender do outro jogo. A seleção de Senegal entra em campo precisando também de um empate para se classificar, já a Colômbia precisa vencer para se classificar sem depender de uma vitória da Polônia. Dos continentes, a Europa já emplacou dez classificadas para oitavas de finais, a América do Sul três, enquanto a América central uma. África e Ásia dependem de Senegal e Japão, respectivamente, para se manterem na Copa.  CEZAR SILVA